Animais

Doze dos Menores Animais do Mundo

Os seres humanos são bem menores do que os maiores animais do mundo, mas ainda somos uma espécie relativamente grande, superando a maioria das criaturas vivas. Existem milhares de espécies animais menores que o ser humano, e muitas dessas espécies cabem na palma da mão humana.

Embora tenhamos a tendência de pensar que quanto maior e mais forte fisicamente melhor, para a vida selvagem isso não é necessariamente o caso. Sendo pequeno você precisa de menos recursos para sobreviver e tem todo tipo de opções de esconderijos para fugir de predadores, ou hibernar.

O critério para constar na lista a seguir é que os animais devam ser apenas vertebrados (portanto, sem insetos ou bactérias). A seguir, escolhemos 12 dos menores animais do mundo.

Lêmure-Rato de Madame Berthe (Microcebus berthae) 9,2 centímetros

O lêmure-rato de Madame Berthe leva o título de menor primata do mundo, com um comprimento médio de 9,2 centímetros e um peso de cerca de 30 gramas. Este primata noturno solitário é endêmico de Madagascar.

Cobra fio de Barbados (Leptotyphlops carlae) 10 centímetros

Esta menor cobra do mundo é uma espécie encontrada apenas nas ilhas caribenhas de Barbados, Barbuda e Antígua. Medindo até 10 centímetros, suas bocas minúsculas abrem apenas o suficiente para se alimentar de pequeníssimos insetos.

Tartaruga Padloper salpicada (Homopus signatus) 7 centímetros

Vivendo apenas na região de Namaqualand, na África do Sul, a tartaruga salpicada é a menor espécie de tartaruga. Os machos têm em média 7 centímetros de comprimento e as fêmeas chegam até 10 centímetros, vivendo em afloramentos rochosos onde se alimentam de pequenas suculentas flores e se escondem de predadores em fendas.

Beija-flor Abelha (Mellisuga helenae) 5,7 centímetros

O menor pássaro do mundo é o beija-flor abelha, que vive apenas em Cuba. O pássaro cresce até 5,7 centímetros, pesa menos de 2 gramas e é capaz de bater as asas até 200 vezes por segundo. Com as asas rápidas, quase imperceptíveis, estaciona no ar.

Jerboa pigmeu do Baluchistão (Salpingotulus michaelis) 4,3 centímetros

O jerboa anão de três dedos também atende pelo nome de jerboa pigmeu do Baluchistão e é encontrado nos desertos inóspitos do Paquistão e do Afeganistão. Eles são os menores roedores conhecidos, crescendo até 4,3 centímetros no corpo e no comprimento do corpo com a cauda crescem uma média de 8 centímetros. As fêmeas adultas pesam 3,75 gramas com patas traseiras relativamente grandes, essas criaturas sobrevivem cavando sob pequenos arbustos para se alimentar de sementes e folhas.

Morcego nariz de porco de Kitti (Craseonycteris thonglongyai) 3 centímetros

Com uma média de cerca de 3 centímetros de comprimento, o morcego-nariz-de-porco de Kitti (também conhecido como morcego-abelha) é oficialmente o menor mamífero do mundo – do mesmo tamanho de uma abelha graúda. Junto com seu tamanho minúsculo, eles podem ser reconhecidos por seus focinhos de porco e pelagem marrom-avermelhada. Esta espécie ameaçada de extinção vive em grupos de até 100 morcegos em cavernas calcárias ribeirinhas na Tailândia e em Mianmar.

Camaleão Brookesia micra (Brookesia micra) 2,9 centímetros

Outro animal endêmico de Madagascar nesta lista dos menores animais, o Brookesia Micra é o menor camaleão conhecido. A espécie foi descoberta em 2012, com o adulto crescendo até 2,9 centímetros, pequeno o suficiente para ficar no topo de um dedo humano.

Cavalo-marinho pigmeu de Denise (Hippocampus Denise) 2,4 centímetros

Esta espécie rara de cavalo-marinho com excelente capacidade de camuflagem é a menor do mundo, com apenas 2,4 centímetros. Também conhecido como cavalo-marinho pigmeu de Denise ou cavalo-marinho pigmeu amarelo, eles são encontrados no Pacífico ocidental, da Indonésia à Micronésia.

Lagartixa anã Jaragua (Sphaerodactylus ariasae) 1,8 centímetros

Sphaerodactylus ariasae é o segundo menor réptil conhecido do mundo. Comumente conhecida como a lagartixa anã Jaragua, este lagarto cresce até 1,8 centímetros. Talvez por causa de seu pequeno tamanho, o lagarto só foi visto no Parque Nacional do Jaraguá, na República Dominicana.

Salamandra minuto arbóreo (Thorius Arboreus) 1,7 centímetros

Essas pequenas salamandras são encontradas no chão da floresta em Oaxaca, no México, e são facilmente reconhecidas por seus grandes olhos parecidos com de insetos. Seus corpos longos e finos medem apenas 1,7 centímetros, 1 milímetro mais curto do que a lagartixa-anã Jaragua, e acredita-se que seja o menor réptil do mundo.

Peixes Paedocypris (Paedocypris) 1,3 centímetros

Com um espécime adulto crescendo até 1,3 centímetros de comprimento, o Pedocypris é o menor peixe conhecido pela ciência. Encontrado em pântanos e riachos de águas negras nas ilhas indonésias de Bornéu, Sumatra e Bintan. Os peixes são transparentes e tão pequenos que nem sequer têm um crânio completo, deixando partes de seu minúsculo cérebro sem cobertura de osso.

Sapo Paedophryne amauensis (Paedophryne amauensis) 7,7 milímetros

O sapo Paedophryne amauensis detém simultaneamente os títulos de menor sapo do mundo, anfíbio e vertebrado, chegando a apenas 7,7 milímetros de comprimento, isto é, menos de 1 centímetro, e são capazes de saltar 30 vezes o comprimento do corpo. Descobertos pela primeira vez na Nova Guiné em 2009, esses sapos são extremamente difíceis de encontrar na natureza, pois se camuflam em folhas no chão das florestas tropicais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo