Animais

Os Animais Mais Rápidos do Mundo

Diversos animais superam os humanos na força física e na velocidade. Estudos científicos apontam que um ser humano é capaz de correr a uma velocidade de 64 km/h. A velocidade máxima efetiva que um ser humano conseguiu correr foi no recorde mundial do atletismo a 44,72 km/h. Entre os animais mais rápidos do planeta os cinco mais rápidos são espécies de aves, então, iremos pontuar só as duas aves mais rápidas no top dez para diversificar as espécies de animais mais velozes.

Vamos mostrar-lhe quais são os dez mais rápidos do mundo.

10. LEÃO (80 km/h)

Mesmo o leão não gosta de viver sozinho, mas em manada com outros felinos da espécie. Agora é nativo da África e do estado indiano de Gujarat. Lá, ele caça principalmente antílopes, gazelas e zebras, o que nem sempre é fácil para ele.

O leão impulsionado por sua velocidade pode saltar de 6 a 10 metros de distância e de 2 a 3 metros de altura, sendo que as leoas, que chegam a pesar 180 quilos, são as que conseguem atingir maior velocidade. Ele consegue uma velocidade máxima de 80 km/h por um período muito curto de tempo; é por isso que ele geralmente se aproxima para concluir rápido seu intento.

9. GAZELA DE THOMSON (90 km/h)

A gazela de Thomson ( Eudorcas thomsonii ) é nomeada em homenagem ao explorador Joseph Thomson. Elas podem ser encontradas em números superiores a 200.000 na África e são reconhecidas como o tipo mais comum de gazela na África Oriental.

As gazelas Thomson são pequenas, pesando apenas 25 quilos. Com seu corpo esguio podem fazer manobras rápidas e saltos espetaculares, podendo atingir de 80 a mais de 90 km/h, o que facilita a fuga de predadores.

8. ANTILOCAPRA (98 km/h)

Também conhecido pelo nome antílope pronghorn, o pronghorn vive na grama e áreas das pradarias da América do Norte, são nativos da região e são abundantes, sendo estimado que existam mais de três milhões de exemplares na natureza, assim, a caça da espécie é liberada. É o único representante vivo da família pronghorn, ligeiramente maior que um cervo e um ruminante, eles chegam a pesar 65 quilos.

Ao contrário do leão, o antilocapra é um excelente corredor de longa distância. Ele cobre uma distância de onze quilômetros em dez minutos a uma velocidade média de 65 quilômetros por hora. Sua velocidade máxima registrada é de 98 quilômetros por hora.

7.  AGULHÃO-VELA (110 KM/H)

Conhecido pelo nome comum de agulhão-vela ou peixe espada, é um peixe agulhão com distribuição natural no Oceano Índico e no Oceano Pacífico. Esse peixe alcança 3 metros de comprimento e chega a pesar mais de 60 quilos, pode atingir a velocidade de 110 km/h em baixo d’água e saltar alto sobre a água. Graças ao seu nariz pontudo ele consegue aumentar sua velocidade de nado cortando a pressão da água.

6. GUEPARDO (CHITA) (120 km/h)

O guepardo ou chita, que como o leão pertence à família dos felinos, é o mamífero terrestre mais rápido do mundo. No entanto, ele só pode fazer seu sprint “louco” por uma distância de cerca de 400 metros para rasgar gazelas e bodes.

Os guepardos são possantes na arrancada veloz e chegam a seu ápice em menos de 4 segundos. As medições de sua velocidade máxima variam de 110 a 120 quilômetros por hora. Os maiores guepardos chegam a pesar 72 kg e vivem particularmente na África subsaariana. Os minúsculos remanescentes na Ásia estão à beira da extinção.

5. MARLIM-NEGRO (129 km/h)

O marlim-negro ou marlim-preto é um peixe de água salgada também conhecido como peixe-espada de nariz curto e agulhão. O marlin-negro é o peixe mais rápido do mundo e pode atingir uma velocidade superior a 129 km/h; assim, ele nada mais rápido do que um guepardo corre.

O marlin-negro é um peixe de grande porte comprido que pode atingir do bico até a calda 7 metros de comprimento e pesar mais de 750 quilos. Além disso, ele é semelhante a um espeto, do tipo com uma dinâmica física otimizada para rapidez e grande velocidade nas águas. Podem ser encontrados nos oceanos atlântico e pacifico, inclusive na costa brasileira.

4. HYBOMITRA HINEI (145 km/h)

Sua velocidade máxima foi descoberta em laboratório através de um experimento que envolvia balas de rifles feitas de plástico; os machos dessa espécie perseguem as fêmeas no ar para o acasalamento. Dessa forma o cientista colocou fortes substâncias das fêmeas na bala de plástico e atirou para que o macho perseguisse em busca de acasalamento.

Quando uma mosca macho (hybomitra hinei) espia uma fêmea adequada, ele a persegue, a pega no ar e eles caem no chão copulando. O comportamento não é surpreendente, mas a velocidade sim. Jerry Butler, um entomologista da Universidade da Flórida, certa vez conseguiu que um Hybomitra macho perseguisse uma bola de plástico disparada de um rifle de ar. “Que pegou no ar e caiu”, diz Butler. A partir da velocidade do projétil, ele calculou que a mosca estava indo a pelo menos 145 km/h.

3. MORCEGO-DE-CAUDA-LIVRE (160 km/h)

O top 3 desta lista é o morcego molossidae. São uma família de morcegos de cauda livre, pois sua cauda se estende bastante além do uropatágio. Os molossídeos são comuns em cidades e no campo e são poderosos predadores de insetos, contribuindo em muito no controle destes últimos. O grupo tem 16 gêneros e 85 espécies. Dessas 85 espécies somente uma pequena parte desses morcegos conseguem atingir a máxima velocidade de 160 km/h; esses morcegos podem ser encontrados por todas as américas.

2. ÁGUIA REAL (320 km/h)

Vamos ao segundo lugar já registrado que é a águia real (Aquila chrysaetos), também conhecida como águia dourada. É uma ave de rapina europeia. São encontradas na Europa, Ásia, Norte da África e grande parte da América do Norte. Ao planar, a águia real atinge uma velocidade de cerca de 193 km/h. Em um mergulho, por outro lado, pode atingir velocidades superiores a 320 quilômetros por hora. Assim, ele dá poucas chances às suas presas de escapar uma vez que está no modo de caça.

 Alimenta-se de mamíferos que pesam até 15 quilos. Águia real é um pássaro grande e poderoso, chegando a 1 metro de altura, as fêmeas podem pesar até 9 quilos, a largura das asas chega a 2 metros e 30 centímetros e as garras são maiores que as de um urso pardo podendo chegar a 7 cm. Ainda possuem visão extremamente aguçada, conseguem discernir com exatidão a nuance das cores e enxergam luz ultravioleta, possuindo alcance de visão real de 8 km de distância. É capaz de avistar uma lebre a 3 km de distância.

1. FALCÃO PEREGRINO (390 km/h)

E o primeiro lugar desta lista, o animal mais rápido do mundo já registrado: o falcão peregrino. Esta é também a ave mais difundida do mundo, habitando todos os continentes, exceto a Antártida. Principalmente todos os tipos de paisagens montanhosas e falésias. Não é um pássaro grande, suas medidas máximas são: altura até 58 centímetros, largura das asas de até 1 metro e 20 centímetros, os maiores pesam 1 quilo e quinhentos gramas. A visão desta ave é 2,5 vezes melhor se comparada à dos seres humanos, assim, o Falcão peregrino enxerga até 1.500 metros de altitude e voa a uma velocidade média de 160 km/h.

E quão rápido é o falcão peregrino agora? A velocidade máxima é de 390 km/h no mergulho. Para atingir a grande velocidade a ave voa alto, rondando o território de caça, e quando vê uma presa potencial desce em queda livre, com as asas fechadas. Com estes ele caça outras aves ao ar livre, que surpreende com um encontrão muito forte e muitas vezes mata a presa com o impacto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo